fbpx

A importância da Comunicação no Universo Familiar

By 25 de outubro de 2018 Blog, Evento

A importância da Comunicação no Universo Familiar

01 de novembro, a partir de 18h

 

Mais um bate-papo atual, bacana, promovido por Paola Belfort e Márcia Filgueiras, arquitetas que assinam o Hall da Casa, com Úrsula Freitas, advogada colaborativa e mediadora de conflitos, especializada em questões familiares pelo IMAP – Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal.

O evento acontece no Quintal da Casa. Venham! Sujeito à lotação do espaço.

Abaixo, uma rápida entrevista com Úrsula.

Qual o ponto-chave que dispara os conflitos na família?

A ausência de escuta e ou uma escuta desatenta é um dos principais fatores causadores de conflito no ambiente familiar. O que geralmente acontece é que não escutamos atentamente o outro e quando ele está se expressando, estamos pensando na argumentação que iremos proferir assim que houver uma pausa ou término da fala. Aí começam os ruídos e desentendimentos pois não houve uma compreensão total da ideia que estava sendo passada.

E os silêncios na casa? A falta de diálogo?

Outro problema que acontece, com frequência, é a interrupção da comunicação. Como muitas vezes a conversa é difícil, os entes familiares pensam que uma solução é, simplesmente, não conversar. Acontece que, essa postura apenas contribui para que o conflito cresça e se torne ainda mais difícil a sua solução. As questões familiares precisam ser conversadas conforme o seu surgimento para que não se instaure um clima de mágoa e ressentimento. Pode ser difícil no inicio, mas vale à pena.

Leave a Reply

Comprar Online