Ambientes

Um casarão antigo dos anos 30, localizado no coração do Jardim Botânico, abriga a segunda edição do evento Casa NaToca até o dia 11 de novembro. Dessa vez, a mostra de design infantil reúne mais de 50 profissionais, em 22 ambientes decorados em um estilo lúdico. Nos 400m2 do imóvel distribuídos por três andares, a ideia é privilegiar a presença da criança em cada cantinho, desenhando um visual solto, sob medida para agradar pais e filhos. O tom vintage do sobrado, que pertenceu à mesma família durante gerações e nunca havia passado por reformas, inspirou os profissionais a preservar vários revestimentos originais, como o piso de taco de peroba, ladrilhos hidráulicos, sancas no teto e tijolos maciços nas paredes.

Além da sala de estar, hall, suíte dos pais e home-office, a casa vai apresentar um “festival” de ambientes infantis, como quarto de bebê, crianças, brinquedoteca e banheiro-ateliê.

“Nossa proposta é criar um evento de decoração onde as crianças são protagonistas e a convivência entre pais e filhos é incentivada e valorizada em todos os cantos. Tudo isso embalado por um clima de memória afetiva, de respeito à história do imóvel. Esse foi o desafio que demos para os profissionais – fazer algo novo, mas sem deixar de valorizar o passado da casa. E privilegiar o artesanal e o exclusivo em suas escolhas”, explica Simone Raitzik, editora do NaToca, curadora e idealizadoras da mostra, ao lado de Isabela Caban (NaToca), Cris Barretto (Rabo de Lobo) e Bruna Levinson (produtora).

Entre os ambientes comerciais, a mostra traz um bistrô (pilotado pelo D.R.I.), um espaço conceito da marca Nala Mundo infantil (na antiga garagem), o terraço-lounge (com programação de eventos, lançamentos de marcas e workshops)

e uma irresistível loja no sótão, reunindo cerca de 20 marcas de todo o Brasil, selecionadas com a curadoria do NaToca – revista online com mais de 100 mil seguidores, focada em decoração e design do universo lúdico infantil – e de Cris Barretto, da Rabo de Lobo.

Para assinar os espaços, um mix de experiência com gente jovem e descolada, como Paula Daemon (Linha arquitetura) e Patricia Batista (B.co arquitetura), ex-integrantes da equipe de Bel Lobo, assim como o coletivo PN+ (de Paula Neder), Hana Lerner e Carol Wambier (que apresentou o programa “Olho Mágico” do GNT). “Nosso foco foi garimpar uma turma entusiasmada, afinada com esse universo do NaToca. Buscamos desenvolver uma proposta diferente de evento e a casa tem uma linguagem comum. Sugerimos até uma paleta de cores para nortear os projetos. Assim, há uma harmonia estética, uma emoção no conjunto”, arremata Isabela Caban.

Hall da Casa e Circulação

Por Marcia Filgueiras + Paola Belfort

Quarto dos Primos

Por Hana Lerner Arquitetura + Mimoo Toys’n Dolls + Mooui

Sala da Família

Por Ana Paula Hygino + Manuela Santos + Solit Engenharia

Studio de Leitura

Por Luiza Pedral Arquitetura + LZ Studio/Mini + Cultura Inglesa

Espaço da Família + Banheiro Público

Por Studio Drummond Arquitetura e Interiores: Elise Drummond e Evelyn Drummond

Bistrô na cozinha + Banheiro Externo

Por Carol Wambier

Jardim da casa

Por Arteiro: Daniela Infante e Sonia Infante

Espaço Conceito

Por B.co Arquitetura + LINHA Arquitetura + Nala Mundo Infantil

Quintal

Por Fabiana Cyon Arquitetura + Nativa Paisagismo + Pat Lobo + Kom

Quarto da criança

Elefante Design para Pequenos

Quarto de bebê

Arquiteta Cris Passos + Uauá Baby + Medeiros e Filho Marcenaria

Quarto do Casal

Amigarquiteta: Graziela Câmara Oliveira e Luciana Menezes Côrtes

Banheiro Ateliê

Coletivo PN (Paula Neder) + Guiliana Fávero + Casa Mind

Sala de convívio

Grão Arquitetura

Quarto de irmãos

Egg. Interiores + Adot + LZ Mini

Home office

Movendo Design

Hall da Lojinha

Ana Neri Estúdio de Arquitetura + Canvas Arquitetura e Design

Lojinha

Ana Neri Estúdio de Arquitetura + Canvas Arquitetura e Design

Espaço Pop-up

a.zebra + Luciana Machado Arquitetura

Escada lateral